A PM foi até o local após dezenas de denuncias que davam conta que no local havia aglomeração
Um bar e distribuidora foi autuado neste domingo (23) em Sapezal após promover intensa aglomeração e descumprir as medidas de biossegurança contra a Covid-19. A Distribuidora Gela-Guela fica localizada no bairro Popular, a vários dias pessoas denunciavam o estabelecimento por promover aglomeração.
De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar (PM) foi até o local após dezenas de denuncias que davam conta que no local havia várias pessoas em pé e nas calçadas, além disso, foi registrada aglomeração no interior do estabelecimento comercial. Ainda segundo o boletim, o estabelecimento não estava respeitando o distanciamento que determina o Decreto Municipal 067/2021 que estabelece as medidas temporárias para o enfrentamento da pandemia.
Ao chegar no local, os policiais se depararam com a situação, várias pessoas sem distanciamento e também não utilizando máscaras, além dos clientes, os funcionários e até mesmo o representante legal da distribuidora também não estavam fazendo uso de máscaras.
Consta ainda, que devido ao número inferior de policiais não foi possível realizar a dispersão das pessoas que estavam no local, com isso foi apenas confeccionado dois autos de autuação, além disso, a empresa foi multada em R$ 10 mil por descumprir as medidas.
Esta não é a primeira vez que distribuidora e bares descumprem as medidas, a algumas semanas outro bar no Centro da cidade também foi autuado por descumprir as medidas.
A falta de efetivo policial e a ausência da fiscalização por parte da Prefeitura Municipal contribuem para que aglomerações como esta ocorram. A fiscalização da prefeitura que desempenhou um importante papel no mês passado foi tirada de atuação sem uma justificativa cabível por parte do Poder Executivo.
Desde que a responsabilidade foi jogada para a Polícia Militar (PM), o número de casos envolvendo aglomerações em estabelecimentos comerciais vem aumentando, fato que acarreta no aumento de casos da Covid-19.
Nossa equipe procurou a Prefeitura Municipal para saber os motivos que levaram a mesma a retirar os fiscais das fiscalizações e também quais as ações do Poder Executivo está desempenhando para frear o avanço da doença em Sapezal. Estamos aguardando retorno.
Fonte: sapezalonline