Inscrições para o Alistamento Militar Obrigatório seguem até o dia 30 de junho


Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2023, tem até o dia 30 de junho para se alistarem para o Serviço Militar. O alistamento pode ser realizado presencialmente na Junta de Serviço Militar do município.
Para a realização do cadastro, tanto presencialmente, quanto de maneira on-line, são necessários apenas, CPF, RG e comprovante de residência atualizado.
Previsto na Lei nº 4.375, de 1.964, o alistamento no serviço militar é obrigatório e o não comparecimento no processo de seleção traz diversas implicações.
Quem, por alguma razão, perder o prazo para o alistamento neste ano ou perdeu em anos anteriores, pode procurar a Junta de Serviço Militar, onde, mediante o pagamento de uma multa por atraso e, estando ainda no prazo de convocação compreendido entre os 18 e os 29 anos de idade, o candidato será encaminhado a uma comissão de seleção para também participar do processo seletivo.
Conforme a legislação, são isentos do Serviço Militar obrigatório, pessoas com deficiência (PCD), notoriamente incapaz ou com incapacidade temporária; jovens casados, pais ou responsáveis pelo sustento da família; ou integrante de denominações religiosas, mediante requerimento de processo de isenção.
Os selecionados, ao ingressarem nas Forças Armadas, permanecem pelo período de 12 meses, podendo optar pelo engajamento, permanecendo por até mais 7 anos engajado, a depender da disponibilidade de vagas.