Senado americano vai ouvir JBS sobre desmatamento e emissões

Senado americano vai ouvir JBS sobre desmatamento e emissões
Visualizações: 34 | Online agora: 0

Os parlamentares que participarão da audiência foram subsidiados pela ONG Mighty Earth com um relatório crítico ao trabalho da companhia de origem brasileira.

A Comissão de Finanças do Senado dos Estados Unidos vai realizar na quinta-feira 22 uma audiência pública para debater o tema “Cadeias de abastecimento de gado e desmatamento da Amazônia”. Um dos convocados é Jason Weller, diretor global de Sustentabilidade da JBS. Também vão depor Rick Jacobsen, gerente de Política de Commodities da Agência de Investigação Ambiental dos EUA; Rayan Berg, diretor do Programa das Américas do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, e Leo McDonnell, proprietário da produtora de rações McDonnell Angus.

s parlamentares que participarão da audiência foram subsidiados pela ONG Mighty Earth com um relatório crítico ao trabalho da companhia de origem brasileira. Segundo o documento, o grupo de proteína animal é acusado de manter “estratégia de constante expansão, comprando concorrentes, entrando em novos mercados e controlando cada vez mais a cadeia de produção de carne”. “No curso de consolidar sua posição, a JBS tem impulsionado a destruição da Amazônia e outros ecossistemas. É responsável por emissões superiores às da Itália e tem sido associada a práticas de suborno, fixação de preços, poluição, exploração de trabalhadores e venda de carne contaminada “, diz a ONG, que estima em 200 mil hectares desmatados em sua cadeia direta de abastecimento e 1,5 milhão em seu abastecimento indireto.

A Mighty Earth recomenda que a companhia seja excluída do portfólio de bancos de investimento e financeiras, assim como de supermercados, distribuidoras e restaurantes nos EUA. No Brasil, a ONG pressiona para que o BNDES deixe de financiar operações do grupo e retire qualquer tipo de investimento, introduzindo regras fortes contra o desmatamento e limites regulatórios estritos para a emissão de metano. Ela também cobra da JBS a divulgação de suas emissões totais, incluindo carbono, dióxido de carbono, óxido nitroso e metano, com auditoria externa.

Bruno Bairros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *