SE FAZER NOTAR – OFICIAL ALERTA CICLISTAS E CONDUTORES DE BICICLETAS ELÉTRICAS A UTILIZAREM EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

Visualizações: 36 | Online agora: 0

Tanto motociclistas quanto ciclistas devem investir em segurança

Como forma de facilitar o deslocamento pela cidade, muitas pessoas que não possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) veem nas bicicletas elétricas uma das formas de se deslocarem com mais agilidade pela cidade. Embora não careçam de habilitação específica, esse meio de transporte oferece risco igual a qualquer outro e pode trazer aos condutores que não se atentam a essas informações danos imensuráveis.
Com essa preocupação, o Tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Tangará da Serra, Jamil Nobres faz uma apelo e dá algumas orientação aos condutores desse meio de transporte.  

“Gostaria de alertar a população que a bicicleta, seja ela elétrica ou não, ela é um veículo. A bicicleta elétrica principalmente, tem um desempenho e velocidade mais rápido e ela deve obedecer as normas de trânsito assim como qualquer outro veículo”,

revela o comandante, ao reforçar a necessidade dos condutores de se atentarem as normas de trânsito também para que possam conduzir a bicicleta.

“É importante que os condutores dessas bicicletas e ciclistas estejam devidamente orientados e equipados com equipamentos de proteção, estejam de capacete”,

reforça, ao frisar que há o capacete específico para ciclista.

Além dessas ressalvas, o Tenente destaca que o condutor das bicicletas elétricas devem se atentar para as faixas específicas de rodagem.

“Ele deve ocupar a faixa de trânsito que seja mais segura para ele, ou seja, não é a faixa de rolagem da esquerda que é a faixa rápida, ele deve estar preferencialmente na faixa da direita para que possa estar evitando acidentes”.

Ainda de acordo com o socorrista, tanto motociclistas quanto ciclistas devem investir em segurança sempre. Seja com roupas ou equipamentos e que façam de tudo para serem visualizados.

“Sinalize a bicicleta, sinalize a roupa e esteja sempre com roupas claras, de preferência refletivas, que você estará avisando ao condutor de veículo que você está na pista e, ele certamente vai tomar as medidas de segurança para que o acidente não venha a acontecer”,

reforçou.

cotidiano

Bruno Bairros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *