Queda de helicóptero na Ucrânia: veja quem são as vítimas

Até o momento, as autoridades ucranianas não apontaram um possível envolvimento russo, e iniciaram uma investigação para esclarecer as circunstâncias do desastre.
O ministro do Interior da Ucrânia, Denys Monastyrsky, e outras 13 pessoas morreram em um acidente de helicóptero nos arredores de Kiev nesta quarta-feira (18).
O helicóptero caiu perto de uma escola infantil e de um edifício residencial de 14 andares na localidade de Brovary, a leste da capital do país.
O ministro, de 42 anos, é o funcionário público ucraniano de hierarquia mais alta que morreu desde o início da invasão russa da Ucrânia, há quase onze meses.
Entre as vítimas fatais da tragédia desta quarta há uma criança, segundo os serviços de emergência. Também morreram o vice-ministro de Monastyrsky, Yevhen Yenin, e o secretário de Estado do Interior Yuri Lubkovych.
Até o momento, as autoridades ucranianas não apontaram um possível envolvimento russo, e iniciaram uma investigação para esclarecer as circunstâncias.
A princípio, as autoridades informaram que havia 18 mortos, mas depois revisaram o número de vítimas para 14 com a conclusão das buscas.
Denys Monastyrsky
Denys Monastyrsky era o ministro do Interior, o encarregado por todas as policiais do país, a guarda nacional e a guarda de fronteira.
Ou seja, ele era o chefe de dezenas de milhares de combatentes que lutam na guerra contra a Rússia (ele, no entanto, passou controle para o exército de grande parte de seus comandados, de acordo com o “New York Times”).
O Ministério do Interior é o responsável por resgatar as vítimas civis de ataques russos e por “limpar” os territórios reconquistados para que não haja acidentes com bombas terrestres.
Monastyrsky também era do conselho de Segurança Nacional e Defesa, o órgão que define as metas durante a invasão russa.
Ele permaneceu em Kiev desde fevereiro de 2022, quando começou a guerra, mesmo quando o exército russo chegou a atacar a cidade.
Antes de ser funcionário do governo, ele foi parlamentar.
Yevhen Yenin
Yenin, o vice-ministro, trabalhou como diplomata antes de servir no Ministério. Ele representava o governo da Ucrânia em outros países.
Yurii Lubkovych
Lubkovych, secretário de Estado do Ministério do Interior, tinha como função organizar o trabalho do Ministério. Ele era formado em administração e relações internacionais —uma parte dos estudos foi na Holanda.
Tetiana Shutiak e Mykhailo Pavlushko
Tetiana Shutiak era uma assistente do ministro Monastyrskyi e também morreu na queda do helicóptero. Segundo o site Glavcom, ela e Mykhailo Pavlushko eram responsáveis pela segurança do Ministério.
Mykola Leonidovych Anatskyi
Era o inspetor chefe do Departamento de Comunicação do Ministério.