Embate entre TSE e militares, onda conservadora no Congresso e eleição de Lula: a retrospectiva da política em 2022

Embate entre TSE e militares, onda conservadora no Congresso e eleição de Lula: a retrospectiva da política em 2022
Visualizações: 24 | Online agora: 0

Eleições gerais, tensão entre Poderes, aprovações polêmicas e alianças inesperadas foram os principais marcos da política nos últimos 12 meses.

Eleições gerais, tensão entre Poderes, aprovações polêmicas e alianças inesperadas. O ano de 2022 na política foi marcado, sobretudo, por intensas disputas. É inegável que a principal delas foi a corrida ao Palácio do Planalto, que culminou na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o seu terceiro mandato à frente da Presidência da República.

Representação máxima da polarização que assolou e dividiu o país ao longo dos últimos 12 meses, a oposição entre o petista e o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi evidenciada em diversos momentos: na construção dos planos de governo, com prioridades e direcionamentos opostos para temas como economia, meio ambiente e privatizações, por exemplo; na campanha, com trocas de farpas, guerra de fake news e judicialização de propagandas; no debates televisionados, com “toma lá, dá cá” ao vivo; e principalmente nos posicionamentos pela defesa, ou crítica, das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral brasileiro. Ainda que tenha sido tema central da política, a dualidade entre os candidatos, no entanto, não foi o único destaque do ano.

A política brasileira também assistiu o inédito aumento das tensões entre os Poderes, com o questionamento de decisões monocráticas; a condenação de um deputado federal por ataques ao Poder Judiciário; cassação de um deputado estadual por declarações machistas e a prisão de um vereador por acusação de estupro.

O Brasil também acompanhou o fechamento de rodovias por manifestantes contrários ao resultado da eleição, as escolhas dos futuros ministros do terceiro governo Lula e o fim do chamado Orçamento Secreto, mecanismo que mudou a dinâmica do Parlamento brasileiro.

Em um ano de mudanças, de ascensão do bolsonarismo no Congresso Nacional e de incontáveis disputas, o site da Jovem Pan preparou uma retrospectiva sobre os principais acontecimentos políticos de 2022, o ano que polarizou o país.

Bruno Bairros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *