Mauro Mendes manda recado para Macron: “Tem que estender tapete para o Brasil”

O governador criticou as “imposições” de países desenvolvidos aos países emergentes no que se refere à preservação do meio ambiente e disse que espera que o presidente eleito, Lula (PT), defenda os interesses nacionais.
O governador Mauro Mendes (UB) mandou recado para o presidente da França, Emmanuel Macron, durante entrevista à CNN, no último domingo (5). Na ocasião, o governador chamou a agricultura europeia de “ineficiente” e disse que Macron tem que “tirar o chapéu” para o Brasil. Na entrevista, Mendes também falou sobre suas expectativas para a 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, no Egito.
Durante a entrevista, o governador criticou as “imposições” de países desenvolvidos aos países emergentes no que se refere à preservação do meio ambiente e disse que espera que o presidente eleito, Lula (PT), defenda os interesses nacionais.
“Eu espero que o presidente Lula possa compreender essa agenda, e acredito que ele compreenda, e que vá lá para entender o interesse do brasileiro e o interesse do brasileiro é preservar sim. Nós queremos cuidar do planeta sim, mas não queremos que eles imponham a nós algo que de longe eles não estão fazendo”, declarou.
Segundo o governador, ao contrário do que acontece em Mato Grosso, os países desenvolvidos não “fizeram a lição de casa” e descumpriram diversas de suas metas de combate às mudanças climáticas ao mesmo tempo que tentam impor ao Brasil regras de preservação.
À CNN ele também voltou a destacar que, mesmo sendo um dos Estados que mais produz alimentos no país, Mato Grosso ainda detém 62% de seu território preservado e assumiu o compromisso de zerar a emissão de carbono nos próximos anos.
“O mundo tem que nos respeitar. O senhor Macron tem que tirar o chapéu, estender tapete para o Brasil ao invés de ficar criticando, querendo colocar barreiras para proteger uma agricultura ineficiente que eles têm em boa parte da Europa, inclusive na França”, disparou.