Medidas simples podem ajudar a identificar vazamentos internos nas residências

Medidas simples podem ajudar a identificar vazamentos internos nas residências
Visualizações: 32 | Online agora: 0

Importante em qualquer período do ano, a verificação de vazamentos internos se mostra imprescindível especialmente em tempos de estiagem prolongada. Além de trazer prejuízos no bolso do consumidor, eles impactam toda a rede de distribuição. Um dos primeiros sinais é o aumento no consumo de água.

Participe do nosso grupo no whatsapp e receba mais matérias como esta clicando aqui.

Os vazamentos podem ocorrer das mais diferentes formas e locais. Antes de chamar um especialista a Águas Comodoro, empresa do grupo Iguá, orienta o cliente a identificar as causas do desperdício.

Seguindo alguns procedimentos, recomendados pela companhia, como a verificação de torneiras pingando, válvulas de descarga que não travam, tubulações rachadas ou na boia da caixa de água é possível combater vazamentos internos nos imóveis.

Ao identificar o vazamento, a companhia orienta que é de suma importância acionar um serviço especializado e realizar o reparo. Além disso, o cliente pode solicitar uma verificação técnica à concessionária, que enviará uma equipe para averiguar o hidrômetro e as ligações externas de água.

Como fazer a vistoria dentro de casa:

No caminho entre o hidrômetro e a caixa d’água

  • Mantenha aberto o registro.
  • Feche o registro da entrada da caixa ou amarre a boia, interrompendo a entrada de água.
  • Faça a leitura do hidrômetro, anotando os números marcados no visor.
  • Após uma hora, faça novamente a leitura do hidrômetro, verificando se houve mudança dos números.
  • Se os números tiverem aumentado, é quase certo de que há um vazamento em sua casa.

 

 No encanamento interno que é alimentado pela caixa d’água

  • Feche todas as torneiras da casa e não utilize os vasos sanitários.
  • Interrompa a entrada de água da caixa, fechando o registro ou amarrando a boia.
  • Marque o nível da água na caixa e, depois uma hora, veja se houve alteração.
  • Se o nível caiu, há vazamento em algum cano interno ou em algum vaso sanitário.

 

No extravasor (ladrão) da caixa d’água

  • Em dias secos, verifique se há água no telhado ou nas calhas da casa.
  • Se houver, é provável que a boia da caixa d’água esteja com defeito. Providencie a troca imediatamente.
  • Na válvula ou caixa de descarga dos vasos sanitários.
  • Jogue um pouco de pó de café no vaso sanitário. Ele deve ficar depositado no fundo do vaso.
  • Após dez minutos, se o pó de café não estiver no fundo do vaso, é porque há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Acesse e saiba mais: https://igua.com.br/informacoes-para-voce

Sobre a Águas Comodoro – Por meio de concessão com validade de 30 anos, a Águas Comodoro assumiu os serviços de abastecimento de água no município em 2007. A empresa atende a quase 21 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade.

Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 39 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas.

Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas.

Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030.

Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica.

Em 2022, entrou no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil de acordo com o Valor Inovação Brasil, e pelo segundo ano consecutivo esteve posicionada no primeiro quartil no ranking internacional do GRESB Assessment. E em 2021 foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br

Bruno Bairros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *