‘Achamos que não temos a mesma capacidade dos jovens’, diz idoso de 72 anos que concluiu faculdade de geografia em Cuiabá


João Zanutti, de 72 anos, se tornou o mais novo bacharel em geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Com a conquista do segundo diploma, ele passou a ser uma inspiração para a família e amigos.
Participe do nosso grupo no whatsapp e receba mais matérias como esta clicando aqui.
Apesar de ser formado em educação física, ele precisou se reinventar para aprender a mexer no computador para chegar aonde queria.
“Nós, idosos, achamos que não temos a mesma capacidade dos jovens. Não foi fácil”, contou.
Ele tem seis filhas, 19 netos e sete bisnetos. Uma das filhas contou a história dele em uma rede social, que logo viralizou.
“Só o fato de ser avaliado por essas pessoas já me considero vitorioso. Concluir um objetivo de vida é muito satisfatório”, disse.
João contou que a inspiração dele é a esposa, Aparecida Rossi, que foi a primeira a passar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na família. Eles estão juntos há mais de 50 anos.
“Quero que os jovens usem ele como exemplo e voltem a estudar. Eles já nasceram no mundo informatizado, é mais fácil. Não foi assim no meu tempo, que foi mais difícil”, contou a esposa.
Ele gostou tanto de estudar que, agora, pensa em ser professor e irá fazer mais uma graduação: a de pedagogia.

João trabalhou com futebol por muitos anos nos principais clubes do estado. Há poucos meses, criou uma escolinha gratuita para jovens da Cidade de Deus, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.