Finlândia anuncia construção de muros na fronteira com Rússia


O Ministério do Interior da Finlândia anunciou, nesta 6ª feira (10), que irá construir muros na fronteira com a Rússia para reforçar a segurança do país. A decisão acontece em meio a ofensiva militar de Moscou na Ucrânia e da tensão com o Kremlin devido à possível adesão do território filandês à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Segundo a assessora da pasta, Anne Ihanus, o objetivo da medida é melhorar a capacidade operacional da guarda fronteiriça para responder a ameaças híbridas. Hoje, os 1,3 mil quilômetros de fronteira com a Rússia são compostos, na maior parte, por cercas de madeira, utilizadas para impedir o deslocamento de gados.
“O que queremos construir agora é uma cerca robusta com um efeito de barreira real”, disse a diretora da divisão jurídica da guarda de fronteira finlandesa, Sanna Palo. “Muito provavelmente a cerca não cobrirá toda fronteira leste, mas se concentrará nos locais considerados mais importantes”, explicou.
No fim de maio, o governo finlandês anunciou o pedido de adesão à Otan, um dos motivos pelo qual a Rússia iniciou a invasão na Ucrânia. Apesar das ressalvas e exigências por parte da Turquia, chefes diplomatas afirmam que o ingresso do país à aliança deve ser promissor e “fortemente” apoiado pelos demais países-membros.
Por Camila Stucaluc