Ateg proporciona Dia de Campo para piscicultores de Comodoro

Ateg proporciona Dia de Campo para piscicultores de Comodoro
Visualizações: 32 | Online agora: 0

Na manhã desta quinta-feira (9), a Assistência Técnica e Geral (Ateg) realizou um dia de campo para os 34 piscicultores de Comodoro na Toca do Jacaré. Com a finalidade de proporcionar um encontro entre profissionais que compartilham a mesma realidade e têm que superar os mesmos desafios, a Ateg compartilhou com os presentes a realidade da Toca do Jacaré no que diz respeito a piscicultura.

A parceria do Senar com o Sindicato Rural de Comodoro organizou e disponibilizou 3 palestras para os piscicultores e interessados presentes. O palestrante da estação 1, falou sobre o beneficiamento da produção abordando os seguintes temas: legislação básica de pescado, operações de pré e pós despesas, principais cortes e agregação de valor.

Na estação 2, o palestrante falou sobre manejo sanitário explicando qual é a importância do vazio sanitário e falando também sobre a qualidade da água e o impacto que ela tem na saúde dos peixes. Povoamento de viveiro e práticas de utilização de aditivos, prebióticos e probióticos também foi um assunto explorado, bem como os avanços na vacinação para peixes.

Na estação 3, os piscicultores aprenderam sobre primeiros socorros na zona rural. Após a introdução dos primeiros socorros o palestrante ensinou como fazer a avaliação dos sinais vitais e como fazer a desobstrução de vias aéreas. Os presentes também aprenderam sobre envenenamento e acidente vascular cerebral (AVC).

Bruno Slavo, produtor de gado e piscicultor, acredita que Comodoro ainda carece de conhecimento sobre a produção e achou que o evento veio em boa hora. “Nós estamos engatinhando ainda sobre isso tudo. Isso aqui hoje veio no momento certo. O produtor não tem garantia nenhuma do investimento que faz, mas as coisas que falaram aqui hoje vai ajudar muito. Os primeiros socorros por exemplo, acho que 94% da população não sabe sobre, e a gente precisa saber”, contou Bruno.

O coordenador da Ateg de Mato Grosso, Armando Urenha, explicou que em Comodoro a Ateg possui 34 psicultores inscritos e cada um deles recebe uma visita mensal do técnico para auxiliar na condução da propriedade. “Além dessas visitas mensais nós temos também outros eventos em massa. Hoje é um deles. A finalidade desse dia de campo é compartilhar informações que são comuns das demais propriedades voltadas a psicultura. A ideia é que a gente consiga sim atingir o produtor em massa com informações para que ele possa sair desse dia de campo com situações muito semelhantes a sua e aplicar na sua propriedade o que foi aprendido hoje”, contou o coordenador.

Futuros Planos

O Dia de Campo está acontecendo de forma simultânea nos dias 8, 9 e 10 em Figueirópólis, São José do Quatro Marcos e região. Os demais acontecerão entre 28 de junho e 14 de julho. Ao todo serão 100 dias de campo. E o coordenador Armando deixa o convite:

“Quem tiver interesse de participar e conhecer ou até mesmo que não é assistido até então, o caminho é procurar o Sindicato Rural de Comodoro. Através da Geane e equipe, será possível também fazer parte desse programa gratuito.”

A ideia desse acompanhamento é trabalhar na propriedade a parte de gestão, instalações, a parte de sanidade, nutrição, manejo e reprodução. As cadeias assistidas são: pecuária de leite, pecuária de corte, cafeicultura, apicultura, piscicultura, floricultura, ovino cultura, fruticultura, e olericultura. A Ateg ainda tem a intenção de trabalhar também com avicultura básica (galinha caipira), mandiocultura, suínos, aves, grãos e fibras oleaginosas.

Por Patrícia Custódio

Bruno Bairros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *