Com filme, pipoca e algodão doce, a Praça dos Pioneiros virou cinema na noite do último sábado

Ao som de “Não falamos no Bruno não não não 🎶” e com direito a pipoca e algodão doce gratuitos, Comodoro encerrou a comemoração de seus 36 anos.
O apresentador da noite, Dourival, garantiu a animação dos presentes no 4º e último dia de evento. Uma competição de dança e piadas deu abertura a noite de cinema. O filme escolhido foi Encanto, produção da Disney lançada em novembro do ano passado. E apesar de quase meio ano ter se passado após o lançamento, boa parte dos presentes não tinham assistido porque só seria possível fazê-lo indo à um cinema mais próximo ou com assinatura da Disney, que infelizmente não é uma realidade para todos.
Eligiane Miranda, representante do Sindicato Rural e Mobilizadora do Senar, explica que é muito gratificante proporcionar momentos assim para quem, na sua maioria, não teria condições de assistir de outra forma.
“Você viu aqui?! Pipoca gratuita e algodão doce gratuito?! É muito gratificante, porque a gente sabe que nem toda criança pode vir participar de um momento desse por condição financeira do pai e da mãe. Chega aqui e vê uma coisa ou outra e quer, mas a gente oferece tudo gratuito.”
Amir Signor, presidente do Sindicato Rural de Comodoro reconhece a importância de eventos como esse:
“A gente tem mais ou menos uma noção do que isso significa pra eles porque a gente vê a satisfação que eles tem e principalmente a classe menor que não teria condições de ir numa cidade grande pra assistir um filme num cinema.”
O projeto, que é apenas um dos outros tantos oferecidos pelo Senar gratuitamente para Comodoro encerrou a comemoração dos 36 anos da cidade com chave de ouro. Adultos e crianças se divertiram e voltaram para casa evidentemente animados e sorridentes.
Outros projetos
Quem pensa que o Senar é só filme e brincadeira, deixa de aproveitar outras duzentas oportunidades. Amir Signor contou que “são duzentos cursos que a gente dá e proporciona pra toda população, totalmente gratuitos, inclusive o material. Para se inscrever basta ter mais que 18 anos e só!”
Cursos de culinária, agricultura, pecuária e psicultura se destacam entre os cursos e estão todos à disposição da população de Comodoro. Uma qualificação dessas, certamente é uma vantagem no mercado de trabalho.
“Se a pessoa fez o curso de operação de máquinas e vai procurar emprego em uma fazenda, estando qualificado, há maiores chances de contratação. Ou se ele for trabalhar numa loja de veterinária, tendo o curso de tratos com animais, ele já sai na frente”, afirmou Amir.
Incomodado com o fato de que poucas turmas chegam perto do limite máximo de vagas e outras tantas não fecham turma porque não tem o mínimo de alunos, Amir faz um pedido:
“É uma oportunidade muito boa. Aquelas pessoas que precisam de qualificação em qualquer ramo e segmento, convido que venha ao sindicato e faça sua inscrição.”
Por Patrícia Custódio