Situação de emergência ambiental começa a valer em MT

Situação de emergência ambiental começa a valer em MT
Visualizações: 21 | Online agora: 0

A declaração de situação de emergência ambiental é medida preventiva, em razão da alta probabilidade de ocorrência de incêndios florestais, diante dos baixos índices de chuvas no período

Foto por Secom-MT

A situação de emergência ambiental começou a valer nesse domingo (1°) em Mato Grosso e segue até novembro deste ano, pelo risco de propagação de focos de incêndio em áreas rurais do estado. O estado também decretou o período proibitivo do fogo entre 1º de julho e 30 de outubro.

As normas estão dispostas em decreto estadual publicado na última semana.

A declaração de situação de emergência ambiental é medida preventiva, em razão da alta probabilidade de ocorrência de incêndios florestais, diante dos baixos índices de chuvas no período.

Para receber mais matérias como esta direto no seu whats, clique aqui.

Desse modo, neste momento de estiagem, fica permitido o uso de fogo para limpeza e manejo somente em áreas previamente autorizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Em zona urbana, as queimadas são proibidas o ano todo.

O diretor-técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso, Francisco Manzi, explica que as queimadas são práticas necessárias em algumas propriedades, onde o emprego do fogo é realizado em áreas limitadas, com monitoramento e controle. Neste caso, a queima controlada é permitida pela Sema, após obtenção de autorização.

Interessados em obter a Autorização para Queima Controlada (AQC) devem fazer a solicitação à Superintendência de Gestão Florestal (SUGF) da Sema, por meio do preenchimento dos requisitos técnicos e formulários do Termo de Referência disponível no site da Sema.

No entanto, a partir do segundo semestre, em 1º de julho, se inicia o período proibitivo do fogo, sendo que fica autorizado o uso do fogo somente para as práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas ou supervisionadas pelas instituições públicas responsáveis pela prevenção.

O período de situação de emergência ambiental se encerra em novembro, quando começa a estação chuvosa em grande parte de Mato Grosso.

Por g1 MT

 

Bruno Bairros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *