Audiências públicas apresentarão estudos de impacto ambiental de quatro empreendimentos em MT

Todas as reuniões serão transmitidas pela internet das 09h às 12h; interessados devem se inscrever previamente para participar.
Empresas que possuem empreendimentos em licenciamento na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) promoverão nos dias 04, 05, 10 e 11 de maio, audiências públicas para apresentar Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) à sociedade.
Ao todo estão previstas quatro audiências públicas no mês de maio, realizadas para atender principalmente a população das cidades atingidas pelo empreendimento, que são os municípios de Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Matupá, Sapezal e Campos de Júlio. Para participar, o cidadão deve se inscrever previamente pela internet, e acompanhar o evento por meio de uma transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do empreendedor.
Para receber mais matérias como esta em primeira mão, clique aqui.
A avaliação dos estudos ambientais é uma etapa necessária no processo de licenciamento tradicional de empreendimentos, e tem como objetivo fazer o diagnóstico da área afetada pela obra, possibilitando uma avaliação correta dos impactos e de medidas de monitoramento. Também é um instrumento de transparência e participação social nas decisões que envolvem impactos locais.
As audiências pela internet foram instituídas por meio do decreto nº 1299/2022, com o objetivo de aumentar o alcance das audiências públicas realizadas por empresas interessadas em obter licenças ambientais.
Para ver o calendário das audiências, acesse o site do Governo de Mato Grosso e clique em imprensa e notícias.
As empresas que apresentarão os relatórios são:
- Indústria de Etanol de Milho – Impasa Agroindustrial (Nova Mutum)
- Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Otacílio Lucion (Pontes e Lacerda)
- Aura Almas Mineração S.A. (Matupá)
- Cristalina Energia Ltda (Sapezal e Campos de Júlio)
Fonte: Governo de Mato Grosso