O Núcleo Municipal de Regularização Fundiária, juntamente com os coordenadores do INCRA, realizaram nesta quinta-feira dia 9 de setembro o primeiro encontro com as lideranças dos projetos de assentamento e responsáveis técnico, que serão contemplados no programa TITULA BRASIL.
No período da manhã, o encontro foi com os dois responsáveis técnicos Engenheiro Aney Evangelista e Engenheiro Robervane Oliveira, que discutiu sobre o georreferenciamento dessas glebas, e qual os passos que os mesmos terão que realizar junto ao INCRA pra dar continuidade a titulação desses parceleiros.
No período da tarde, o encontro foi com os presidentes e lideranças de cada projeto de assentamento que estão inclusos no acordo de cooperação técnica com o INCRA (ACT) que são eles: PA MACUCO, PA MIRANDA ESTÂNCIA, PA CABIXI, PA NOROAGRO, PA COLÔNIA DOS MINEIROS E PA GRANJA. O evento contou com a presença dos coordenadores do INCRA Edson e Divair de Cáceres que já se encontram em trabalho a 6 dias presente no município; a secretária de Planejamento Geysivania que é a coordenadora e responsável pelo núcleo municipal de regularização fundiária; o secretário de agricultura Igor Teodoro e os servidores Diego Piovezan, Liziane Zaiais e Rosangela Silva que também fazem parte do núcleo municipal.
No evento foram discutidos a pauta do programa Titula Brasil, situações de regularização de cada assentamento, e disponibilizado espaço para todos tirarem suas dúvidas, e questionamentos.
“Foi uma conversa muito produtiva, os presidentes das associações sanaram suas dúvidas e irão disseminar essa situação de cada assentamento para os beneficiários. O trabalho do núcleo se inicia pelos projetos mais adiantados, no momento não existe no município nenhum assentamento com seu georreferenciamento finalizado, o núcleo municipal inicia o trabalho de titulação a partir do momento que esses assentamentos estivem georreferenciados com certificação e registro em mãos. Lembrando que discutimos todos os projetos de assentamentos, mas não podemos esquecer das Glebas Públicas Federais, que também estão inclusas no acordo de cooperação técnica com o INCRA, sendo essas logo mais serão trabalhadas.” Descreve a Secretária Geysivania.