COMODORO: SEMDER E ÁGUAS DE COMODORO FAZEM PLANTIO DE ÁRVORES

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, uma equipe da SEMDER (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente) e representante da empresa responsável pela captação, tratamento e distribuição da água em Comodoro, com auxílio de apenados, fizeram o plantio de 20 mudas de árvores na região de captação.
Fizeram parte da equipe responsável pela atividade, o Diretor do Departamento de Meio Ambiente, engenheiro ambiental Carlos Gama, o técnico agrícola José Coutinho e o graduando em Fiscalização Ambiental, Mauri.
O plantio das mudas doadas pela Empaer foi realizado em pontos próximos à unidade de captação de água.
Segundo o secretário Igor Teodoro, esse ato simboliza também uma campanha da SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), que tem por tema a frase “Humanizando a vida”, uma homenagem às pessoas vítimas da COVID – 19, que visa realizar o plantio de uma árvore para cada vítima fatal da doença, nos municípios.
Em Comodoro, até a data de 03 de junho, foram 30 pessoas falecidas. Suas famílias serão contactadas para que seja feita a autorização.
Essa ação da equipe da administração municipal, também representa um novo olhar para a região da captação, que é bem próxima do centro da cidade, podendo ser instaladas aí pistas de caminhadas, realizados projetos para passeios turísticos e de educação ambiental, com a colocação de placas que identifiquem as árvores, entre outras.
Igor agradeceu à Águas de Comodoro e disse ainda, que o reflorestamento das nascentes que abastecem a cidade, através de parcerias entre a empresa e o poder público é fundamental, pois a água é um bem precioso.
O engenheiro Carlos Gama destacou que o Meio Ambiente é um todo, que começa dentro de cada um, pois se conseguir se sensibilizar, consegue também transmitir para o outro. Que o simbolismo do plantio de uma árvore inicia nesta administração e certamente deverá ser levado para outras que se seguirem, pois no local é captada a água, fundamental para a vida.
As questões ambientais começaram a ser discutidas há muito tempo, mas têm como destaque o ano de 1972, quando aconteceu um encontro em Estocolmo (Suécia). Outro marco importante foi a ECO 92, realizada no Rio de Janeiro.
Atualmente a ONU estabeleceu o período de 2021 a 2030, como a Década de Recuperação dos Ecossistemas e a SEMA- MT também aderiu, bem como Comodoro, que possui uma Unidade Descentralizada do órgão ambiental.
Carlos destacou o trabalho conjunto, esperando consolidar ainda mais programas para Comodoro, pois o Restabelecimento de Ecossistemas é uma homenagem à vida.