COMODORO: SEMDER INICIA ORIENTAÇÕES SOBRE QUEIMADAS

Nesse período do ano, um dos principais objetivos da SEMDER ( Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente) de Comodoro, é orientar os produtores rurais e a população urbana, sobre as queimadas, sejam de lixo ou de áreas no interior do município. No sábado, dia 29 de maio, foi realizada uma reunião com a presença do secretário Igor Teodoro, o promotor Thiago Marcelo, representantes da Polícia Civil e em torno de 40 moradores da Gleba Zambam.
O encontro, que teve como principal tema a Prevenção e Conscientização, foi a largada para muitos que deverão acontecer nos próximos dias.
A Gleba Zambam foi escolhida para ser a primeira a receber as orientações, porque em 2020 foi a região que apresentou o maior número de registro de focos de queimadas. O monitoramento é feito por imagens de satélite e o local é georeferenciado, o que não deixa dúvidas de onde começou o fogo e que área foi queimada.
A SEMDER este ano adquiriu um drone, o que permitirá ainda mais rapidez e eficiência no combate ao fogo, podendo rapidamente localizar os focos mais próximos.
Caso necessitem fazer uso do fogo como única alternativa, os moradores deverão procurar a secretaria para que seja analisada a possibilidade de uma licença especial.
Uma das alternativas para que o fogo não se espalhe são os aceiros, que devem ser feitos em pequenas, médias e grandes propriedades, evitando a chegada ou propagação das chamas.
O governo de Mato Grosso está fazendo uma mega operação contra as queimadas, principalmente no bioma amazônico e pesadas multas estão previstas, que podem ir de 05 mil reais a 50 milhões de reais. O governador Mauro Mendes já avisou que vai fazer cumprir a lei. Igor afirmou que não há interesse em prejudicar um setor que produz alimentos, mas que os produtores rurais devem tomar todos os cuidados necessários. Para isso está sendo distribuído material informativo e realizadas as reuniões.