Secretaria Municipal de Educação de Comodoro se adapta à nova realidade imposta pelo Covid-19

Professores e tutores legais devem se juntar em prol da continuidade da educação
Um número expressivo de escolas em todo o mundo tiveram suas atividades presenciais suspensas. Professoras e professores, agentes fundamentais no processo educacional, viram-se, de um momento para outro, diante de um contexto de excepcionalidade, adotando medidas que visavam reduzir o prejuízo educacional e preservar o direito à educação.
Nesta nova circunstância, a rede Municipal de Ensino de Comodoro, iniciou no dia 06 de abril o atendimento aos alunos da rede municipal através do whatsapp, apostilas e rádio, com o objetivo de manter o vínculo entre aluno e escola. A Secretaria Municipal de Educação explica que foram obrigados a buscar “saídas emergenciais para continuar as atividades. Principalmente, com o auxílio de suportes remotos de ensino e com a participação das famílias, que neste momento são agentes fundamentais no apoio pedagógico e incentivador do educando.”
Quase que da noite para o dia as aulas presenciais foram substituídas para a modalidade de ensino não presencial, sem tempo para planejamentos, organização e capacitação, resultando na submissão de professores, alunos e famílias às novas regras impostas pelo isolamento. Entretanto, a surpresa não agradou a todos.
As medidas se fazem necessárias, e estão apoiadas nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), nos decretos do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, nos Decretos do Poder Executivo Municipal, e pelo Comitê Municipal de Combate ao COVID-19. Cada professor (a) tem criado grupos de whatsapp com seus alunos ou responsáveis para manter vínculos com os mesmos e os direcionar as atividades online, tirar dúvidas e dar devolutiva acerca das atividades realizadas.
A Secretaria Municipal de Educação acredita “estar escrevendo uma nova história, onde pais e professores devem permanecer unidos em prol da aprendizagem dos estudantes.” O município vem realizando ações de fortalecimento da equipe pedagógica, utilizando ferramentas online para formação continuada, apoio pedagógico através de plataformas para registro e consultas.
No dia 21 de julho, 198 profissionais participaram de uma palestra online com o psicanalista Jairo de Paula. O tema, Segurando a Barra das Emoções, tinha por objetivo fortalecer os profissionais em tempos de pandemia. Além do desafio gerado pelo fechamento das instituições, também é preciso “fortalecer pais, professores e gestores de escola, para garantir a permanência do ano letivo”, comentou a Secretaria Municipal de Educação. O momento é delicado, mas é necessário que pais e professores dêem as mãos e se unam à educação.
Fonte: Jornal O Diário / da Redação: Patrícia Custódio