Associação de Jovens Nambikwaras aprovam projeto de combate ao Covid 19

Associação de Jovens Nambikwaras aprovam projeto de combate ao Covid 19
Visualizações: 19 | Online agora: 0

A Associação de Jovens Indígenas Nambiquaras (AJINA), aprovou o projeto Roças Agroecológicas de Jovens Indígenas Nambikwaras de valor de R$ 25.000,00 junto a Chamada Pública de Apoio aos Grupos de Base no Enfrentamento a Covid-19 – Regiões Norte e Nordeste do Fundo CASA.

A chamada visa busca por soluções sanitárias, defesa de direitos e redução do impacto socioeconômico gerado pela crise da pandemia do novo Coronavírus sob comunidades, grupos de base e as populações tradicionais.  O resultado foi divulgado no 01/06/2020.

O objetivo do projeto é promover a geração de trabalho e renda para jovens indígenas em situação de vulnerabilidade social provocada pela pandemia da COVID-19 pela implantação de roças agroecológicas em comunidades da Terra Indígena Nambikwara.

O foco será a ampliação de informações sobre a prevenção do Covid 19 a comunidades/aldeias da Terra Indígena Nambikwara, com conscientização sobre medidas higiênico-sanitária de prevenção, implantação de barreiras sanitárias, distribuição de cestas básicas de alimentos, produtos de higiene e limpeza e máscaras. Além disso, segundo Vagner Meira, Engenheiro Agrônomo, coordenador do projeto, “será desenvolvida o apoio a produção de alimentos e geração de renda, visando o resgate de hábitos/tradições culturais de produção de alimentos pela implantação de roças agroecológicas (Mandioca, Banana, Maracujá, Abacaxi, Batata, etc), (roças nativas) e fortalecendo o empreendedorismo das comunidades pelo processo de comercialização da produção excedente, conclui Meira.

As atividades serão desenvolvidas em até 06 meses (de junho a dezembro de 2020).

Bruno Bairros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *