ELEIÇÕES 2020 COMODORO: ANALISAR O PASSADO PARA ESCOLHER O FUTURO

É muito importante analisar o passado, para entender melhor o presente e influenciar o futuro.

O conhecimento de fatos históricos de Comodoro, legalmente criado como município pela Lei Estadual Nº 5.000, de 13 de maio de 1986, quando foi desmembrado de Vila Bela da Santíssima Trindade, faz com que se possa entender melhor o desenrolar dos fatos , principalmente quanto à política, em evidência neste momento em que se está às vésperas de eleições para a escolha de prefeito, vice e vereadores, que pelos próximos quatro anos terão papel fundamental no desenvolvimento, nesse chamado “Novo Normal” pós Pandemia.

Quando Comodoro foi criado, foi indicado quem seria o prefeito em um chamado “mandato tampão” de dois anos, até que fossem realizadas eleições municipais. O escolhido foi Jair Benedetti, produtor rural e político, que esteve no cargo nos anos de 1987 e 1988. Como era um novo município, sob o governo de Jair muitos órgãos públicos e benefícios foram trazidos para Comodoro por determinação do governo do estado de Mato Grosso.

Prefeitos eleitos

Cada um fez inúmeras ações, de acordo com seu jeito de governar e a influência de suas equipes. Abaixo breves comentários. Certamente se fosse listado tudo o que cada um fez, teria que ser escrito um livro desses anos todos.

Na primeira eleição, para o período de 1989/1992, foi eleito Valdir Masutti para prefeito, com Adilson Piovezan de vice. Conhecido como “o homem que fazia e fazia fazer”, não esperava até vir ajuda do governo. Quando precisava consertar alguma coisa (o gerador de energia, por exemplo), fazia uma “vaquinha” entre as empresas, moradores e resolvia. 1993/1996 – Prefeito Vilson Piovezan Pompermayer e vice Benedito Aparecido Pereira – Vilson era identificado como “bonachão”, visitava comunidades rurais, falava com todo mundo.

1997/2000- Prefeito Jair Benedetti – Vice Onório Cella – nesse mandato Jair estava mais distanciado de Comodoro, pois tinha muitos interesses em Cuiabá.

2001/2004 – Prefeito Vilson Piovezan Pompermayer- vice José Geraldo da Silva Filho. A retomada das obras do PAM – Pronto Atendimento Municipal (hoje sede da Secretaria Municipal de Saúde), que estavam inacabadas há anos, marcou sua administração bem como o ajardinamento da Av. Pref. Valdir Masutti.

2005/2008 – Prefeito Aldir Moraes- Vice Onório Cella – implantou uma administração mais empresarial, baseada em sua experiência de vida. Durante sua administração foi feita a reconstrução da Praça dos Pioneiros e iniciadas as obras da travessia urbana,

2009/2012 – Prefeito Marcelo Beduschi – vice Vilson Piovezan Pompermayer- advogado, ex-funcionário do Banco do Brasil, havia muita expectativa na sua administração, mas houve muitos embates políticos e administrativos. Deste período destaca-se o asfaltamento da Rua Bahia e da frente e lateral da Esc. Rosa Frigger. Retomou as obras da Travessia Urbana.

2013/2016 – Prefeita Marlise Moraes (esposa do ex-prefeito Aldir) – Vice Egídio Alves Rigo – primeira mulher a administrar o município, com perfil empresarial. Retomou as obras da Travessia Urbana.

2017/2020- Jeferson Ferreira Gomes – Vice Valdeir dos Santos Vieira- nesse período foi instalada a iluminação no canteiro central da Av. Prefeito Valdir Masutti e iniciado o prédio próprio da prefeitura. Período polêmico com idas e vindas do vice no cargo de prefeito, por processos e acusações dirigidas ao titular.

Para cada mandato, teriam muito mais coisas a relatar, esta é apenas uma primeira e pequena análise.

Pode-se observar que nunca teve reeleição em Comodoro, mas estiveram mais de uma vez fazendo parte da administração municipal as seguintes pessoas; Jair Benedetti (02), Vilson (03), Onório (02) e Aldir e Marlise através do mandato um do outro (02).

Fonte: Jornal O Diário / da Redação

 

 

Veja também

Em Sapezal Polícia Militar prende duas mulheres com mais de 900 porções de drogas

Suspeitas afirmaram que realizam o tráfico de drogas a mando de uma facção criminosa. Policiais …

Carreta tomba na BR-364

Nesta quarta-feira dia 20 por volta das 6:30 da manhã houve um grave acidente envolvendo …

Em Comodoro Polícia Civil apreende nove armas de fogo e munições durante investigação sobre duplo homicídio

As armas têm calibres de 22, 32, 38, como espingardas e revólver, e pistolas 357 …

Em Sapezal Polícia Civil prende envolvido em homicídio e ocultação de cadáver de jovem

Com a prisão do suspeito foi possível localizar o corpo da vítima que estava desaparecida …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *