CONFIRMAÇÃO DE CASOS EM COMODORO LEVA À EDIÇÃO DE NOVO DECRETO

A administração municipal de Comodoro, após reunião do Comitê de Combate ao Coronavírus, realizada na manhã desta segunda-feira (01 de junho), vai editar novo Decreto , com as medidas da segunda etapa das ações. Na primeira foram ações de prevenção e agora são as de combate, já que o primeiro registro de infectados foi na sexta-feira, 29 de maio, de 02 casos e nesta segunda-feira o boletim apontou seis casos, com sinais de que o vírus já está circulando dentro da cidade e não apenas trazido de outros municípios. Segundo o prefeito Jeferson Gomes, esse novo decreto a ser divulgado nesta terça-feira (02/06) deverá ter medidas bem mais restritivas e prever o aumento na fiscalização.
Atendimento:
Serão criados dois PSFs de atendimento especial nesse período, com equipe médica específica, um somente para casos de infectados pelo Coronavírus ou suspeitos e outro para teleconsulta e de quem necessitar ir até o próprio PSF, por estar com outros problemas de saúde.
Restrições:
A partir da 21h do dia 02 de junho, todos os estabelecimentos deverão estar fechados, ficando apenas o Postos de Combustíveis , que atende 24h e a farmácias. Restaurantes, lanchonetes podem atender com serviço de tele entrega. Sobre esse assunto haverá orientações mais claras e diretas no decreto a ser publicado.
Comércio:
A empresa que tiver uma pessoa confirmada com Covid 19, deverá ficar fechada por pelo menos 07 dias até que se esclareça se não há mais contaminados no local. Muito importante reafirmar que, antes era PREVENÇÃO, agora é COMBATE , pois o vírus já está circulando no município.
Festas e viagens:
Um grande número dos infectados na região é de pessoas que estiveram em uma festa, seja ela uma comemoração em família ou uma festa aberta. Nesse caso geralmente não há só um dos que lá estiveram contaminado, mas vários. Também não é hora de fazer ou receber visitas, principalmente de outros municípios, pois o número de infectados é grande na maioria deles. Na sexta-feira (29) Sapezal estava com 25 contaminados e Vilhena com 44. E também quem vai visitar pode levar, sem estar com sintomas.
E quem se negar a ficar em casa?
Pessoas que estão contaminadas que se negarem a ficar em casa, poderão ter uma ação ajuizada pelo Ministério Público, responder processo , ser multado, entre outros. Por isso, mesmo que a identificação dos infectados não seja divulgada, os que souberem de alguém e observarem que essa pessoa está saindo para a rua, indo ou promovendo festas, deve ligar para o DISQUE CORONA, pelo celular 65- 9 9965 6913.
Barreiras Sanitárias:
Segundo o prefeito, está sendo aguardada a chegada dos termômetros especiais, para que se possa fazer a triagem em pontos de entrada da cidade. Afirmou também que todos devem se unir para não ter um aumento muito grande no número de casos.