COMÉRCIO ABERTO DEPENDE DE CUMPRIMENTO DAS NORMAS

A CDL de Comodoro-MT, através da sua presidente em exercício, Eliane de Alencar, membro do Comitê Municipal de Combate ao Coronavirus, informou que a orientação para os associados da entidade é de que cumpram as normas estabelecidas em reuniões realizadas: uso de máscaras para proprietários, funcionários e clientes, higienização na entrada do estabelecimento com álcool 70 ou em gel, ou ainda pia com água e sabão , controle do número de pessoas no estabelecimento e outros.
Como foram confirmados dois casos de infecção pelo vírus em Comodoro, as concessões poderão ser revistas, voltando a ser restritivas do funcionamento.
Os empresários e prestadores de serviço de Comodoro tem, na sua maioria, cumprido com o que foi acordado nas reuniões, prova disso é o fato de Comodoro ser a última cidade nas redondezas a ter os primeiros casos. Porém, o que tem levado a uma maior preocupação, são as pessoas andando na rua, muitas sem máscara ( ou com a máscara fora do lugar), se reunindo em número maior que o recomendado, saindo de casa e viajando sem necessidade urgente, entre outros descuidos.
Um dos grandes problemas, segundo Eliane, é as pessoas ¨baixarem a guarda¨, isto é, achar que aqui está tudo bem então posso facilitar, deixando de ter os cuidados necessários. Uma campanha muito importante deverá ser lançada pela CDL, para que as pessoas prestigiem as empresas locais, comprando e consumindo em Comodoro, fazendo o dinheiro circular aqui. Os 600 reais que milhares de pessoas receberam da Caixa, só no município, representam mais de um milhão de reais circulando na economia local .
O objetivo da CDL é priorizar a informação, a orientação e não a punição. Cartazes, placas, barreiras sanitárias, som nas ruas, rádio, jornal, TV, sites, todos os meios voltados para o conhecimento.