Superintendente deixa PF de MT para ser Oficial de Ligação em Washington, EUA

Saiu no Diário Oficial desta quarta (20) a remoção do superintendente da Polícia Federal Áderson Vieira Leite. Com um curriculum invejável, assumiu a superintendência em fevereiro de 2016 no lugar do delegado Marcos Antônio Farias. Agora ele deixa Mato Grosso para ser Oficial de Ligação (adidância) em Washington (USA).
O então superintendente já havia sido avisado pelo Rolando Alexandre de Souza, com quem já trabalhou em Brasília. Ainda não tem informações de quem será o novo superintendente da PF em Mato Grosso.
Vieira, que era chefe da Divisão de Repressão a Crimes Financeiros e à Lavagem de Dinheiro da PF em Brasília, deu apoio às investigações da Operação Lava Jato, que apura um desvio bilionário de dinheiro público na Petrobrás. Ele já havia atuado em Mato Grosso nos anos de 2008 a 2011, como corregedor da coorporação.
“Designar o servidor ADERSON VIEIRA LEITE, Classe Especial, matrícula DPF nº 9351, para a função de Oficial de Ligação no Colégio Interamericano de Defesa – Washington/EUA, em missão de caráter temporário, pelo prazo de 02 (dois) anos”, diz trecho do documento de remoção.
Na época da nomeação, Áderson considerou o retorno como uma medida estratégica da PF, tendo em vista o crescente número de investigações neste sentido, no Estado. Disse que, inicialmente, a meta seria analisar as operações que foram deflagradas nos últimos anos e o material obtido nas diligências, bem como o que ainda seria possível avançar em outras frentes.