CORONAVIRUS: COMODORO CONTINUA SEM NENHUM CASO

Nesta segunda-feira (18 de maio de 2020), às 16h, em contato com o Secretário Municipal de Saúde Thacioney J.L. Pereira, o mesmo informou que a situação continua a mesma de sábado (16 de maio): nenhum caso confirmado de coronavirus em Comodoro- MT, um suspeito e duas pessoas em isolamento.
Na Regional de Pontes e Lacerda, que inclui 10 municípios (Campos de Júlio, Conquista, Comodoro, Figueirópolis, Jauru, Nova Lacerda, Rondolândia, Vale São Domingos, Vila Bela e Pontes e Lacerda), segundo o último boletim, os casos confirmados são os seguintes:
Campos de Júlio – 01; Conquista – 02; Nova Lacerda – 03; Rondolândia, Vale São Domingos e Vila Bela – 02 em cada e Pontes e Lacerda 09 casos.
O número pode ser diferente do que a SES (Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso) divulga, já que podem estar incluídos na contagem das secretarias municipais, pessoas que não residem ali mas que foram testados e detectados no local. Essa é a metodologia utilizada, o que pode dar uma impressão errada da realidade, já que essas pessoas passaram pelo município, às vezes até no comércio destas ou de cidades vizinhas, podendo ter espalhado o vírus, mesmo que estivessem sem sintomas.
Há diversos profissionais em Comodoro, que trabalham em uma cidade e moram na outra. Esses tem que redobrar os cuidados, mesmo que não tenham sintomas ou não haja nenhum caso.
Quanto ao material para uso dos profissionais de Saúde de Comodoro, o secretário confirmou a chegada de 04 mil máscaras cirúrgicas, que foram distribuídas para serem usadas nas Unidades,
Atendimento nas Unidades de Saúde (PSF)
Aumentou muito a procura por atendimento médico, nas últimas semanas, sendo feito de várias maneiras, de acordo com a gravidade dos sintomas apresentados. O uso do telefone para contato e orientações, sem que precise ir até a Unidade de Saúde está sendo muito bem aceito, já que assim a pessoa não corre riscos de sair na rua e se contaminar. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Quando será?
Não se sabe em que momento o vírus vai aparecer na cidade, por isso todo o cuidado é necessário, como o uso de máscaras; a lavagem das mãos; a limpeza de trincos e maçanetas, de embalagens e produtos comprados no comércio; a manutenção do distanciamento entre as pessoas; o respeito ao tossir ou espirrar, sem colocar a mão na boca, mas a boca no cotovelo, pois a mão você vai passar em outros lugares, entre outros.