Bolsonaro nomeia novo diretor-geral da Polícia Federal

Bolsonaro nomeia novo diretor-geral da Polícia Federal
Visualizações: 30 | Online agora: 0

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o delegado Rolando Alexandre de Souza para ser o novo diretor-geral da Polícia Federal.

A nomeação saiu em edição extra do Diário Oficial. Atual secretário de Planejamento da Abin, Alexandre Souza era subordinado a Alexandre Ramagem. Ele tem o apoio do diretor-geral da Abin para ocupar o cargo na Polícia Federal.

O delegado foi superintendente da Polícia Federal em Alagoas de março de 2018 até setembro do ano passado, quando deixou o posto para integrar os quadros da Abin. Souza começou a carreira na PF em Rondônia, onde conheceu Ramagem. Lá, ele atuou no setor de repressão a crimes financeiros e também foi corregedor da corporação no estado. Em Brasília, na sede da PF, foi chefe do Serviço de Repressão a Desvios de Recursos Públicos.

Entre delegados da PF, o escolhido para chefiar a corporação é tido como “competente e trabalhador”. Souza passou por diversos cargos em que atuou no combate à corrupção, o que também foi citado como um ponto positivo por colegas de Polícia Federal.

A imagem pode conter: texto

Na PF, há uma avaliação de que ele exercerá apenas um “mandato-tampão” enquanto Bolsonaro não resolve o impasse jurídico em torno da nomeação de Ramagem. Fontes apontam que está sendo costurado um acordo para que ele seja indicado a um cargo da PF no exterior em setembro, para liberar a direção-geral para Ramagem.

Bruno Bairros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *