AL atende pedido de deputada grávida e aprova antecipação de eleição da Mesa Diretora


Com 17 votos favoráveis, deputados aprovaram em primeira votação na manhã desta quarta-feira (11), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que antecipa a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALMT). O requerimento foi feito pela deputada estadual Janaina Riva (MDB), que deve dar luz no período previsto para a renovação da direção do legislativo e não poderia participar da votação.
A proposta foi aprovada com cinco ausências e duas abstenções dos deputados Faissal Calil (PV) e Ulysses Moraes (PSL), que chegou a pedir vistas do projeto na última semana.
Beneficiada com a proposta, Janaina destacou que a aprovação é uma conquista feminina, já que garante às mulheres que vierem a assumir o cargo de deputado o direito de ser mãe. Além disso, pontuou todos os deputados estaduais serão beneficiados, pois não atrapalhará o período de eleições municipais. “Além de ser um período que eu não poderia estar, que é setembro, também, estávamos falando do período eleitoral que é um período pré-eleições municipais”
Atualmente, conforme a lei, a eleição da Mesa Diretora é feita na primeira semana de setembro do segundo ano legislativo. A expectativa inicial era de que ocorresse entre julho e agosto, mas a deputada estadual sugeriu que ocorra antes do recesso do meio do ano. “Então, acho que favorece muito mais ser na última sessão do primeiro semestre que seria logo antes do recesso. Os deputados podem fazer a votação e já estão livres para construir as articulações municipais”, pontuou.
Em entrevista a imprensa logo após a votação, a deputada confirmou que deve pleitear um cargo na Mesa Diretora. Ela é cotada para a presidência ou 1ª secretaria, numa composição com o atual presidente, Eduardo Botelho (DEM).
“Quero trabalhar para poder pleitear seja uma presidência ou primeira-secretaria. Mas isso não estava relacionado a aprovação da PEC, o que eu queria discutir naquele momento era a minha possibilidade de votar e de exercer meu direito como deputada. Agora é claro, depois de aprovada em segunda, a gente começa fazer uma discussão dos cargos da Mesa Diretora que é natural, mas antes a gente quer fazer a antecipação para que não se misture as outras ações”, finalizou.