Vice garante candidatura e alerta gestão fiscal da prefeitura de Cuiabá

Lançado pelo Podemos como pré-candidato a prefeito de Cuiabá nas eleições de outubro, o vice-prefeito Niuan Ribeiro está intensificando os contatos com lideranças políticas e também percorrendo os bairros para ouvir a população e assim construir um projeto para a Capital. Uma de suas preocupações é o desemprego em especial, entre os mais jovens. “Estamos conversando com as bases, com a população cuiabana tentando trazer o máximo de pessoas possíveis, para se filiar ao Podemos, dentro de um projeto de renovação, dentro de um projeto politico moderno, que a gente visa à responsabilidade fiscal, que a gente vise também dar oportunidade aos jovens com mais empregos”, disse Niuan, em entrevista ao Programa Resumo do Dia, na TV Brasil Oeste.
Segundo Niuan, uma das maneiras de proporcionar empregos para os mais jovens, é prepará-los para o mercado de trabalho. Para isso, pretende criar cursos técnicos profissionalizantes. “A gente vê, hoje, que o desemprego é uma das maiores dificuldades do Brasil e a gente tem que dar oportunidade a estas pessoas”.
Durante a entrevista, Niuan disse que ficou muito honrado e orgulho por ter sido indicado pelo Podemos nacional e estadual como pré-candidato do partido para as eleições municipais. Na condição de presidente municipal do Podemos, em Cuiabá, Niuan ressaltou que tem a responsabilidade de formar uma chapa forte e competitiva para as eleições. “Este é o meu objetivo até julho e agosto. Temos procurado as pessoas para conversar sobre Cuiabá, quais são as necessidades da nossa cidade, como a gente pode melhorar a gestão, a gente pode embelezar mais a nossa cidade e focado principalmente na chapa de vereadores”, explicou.
Rompido politicamente com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que deve buscar a reeleição, Niuan Ribeiro comentou sobre a gestão do emedebista. “A gente fica muito preocupado na questão da responsabilidade fiscal, na questão do comprometimento do caixa da prefeitura. A gente ouve que em alguns lugares, algumas UPAs, policlínicas, falta medicamento”, observou.
A respeito de um possível prejuízo que o “vídeo do paletó” poderia representar à pretensão de Emanuel de se reeleger, Niuan entende que Emanuel pode sofrer as consequências. “Não tem como dizer que não vai fazer diferença. Essa é uma situação que aconteceu, o vídeo está rodando, e muitas pessoas nos perguntam, né, e a gente não sabe dar a resposta. A gente sabe dar a resposta que a justiça resolva isso o mais rápido possível”, comenta.
O vídeo em questão mostra Emanuel Pinheiro, à época em exercia o cargo de deputado estadual, colocando maços de dinheiro no paletó. As imagens foram feitas no Palácio Paiaguás por Sílvio Cezar Corrêa de Araújo, então chefe de gabinete de Silval Barbosa. “Acho que a Justiça tem que agir, o Ministério Público tem que agir para que ele [Emanuel] tenha a oportunidade, se vier a reeleição, também esta situação esteja definida. Porque essa interrogação é ruim para todo o mundo, ruim para a população cuiabana, é ruim para os partidos políticos, ruim para o prefeito Emanuel Pinheiro, pra todo o mundo. A gente tem que acreditar que esse processo ele ande o mais rápido possível para o bem de todas as partes, para que isso fique pacificado e não fique essa dúvida na cabeça dos eleitores, da população, de cada um de nós”, disse o vice-prefeito, Niuan Ribeiro.