Dep. Estadual Moretto acompanha equipe de monitoramento em presídio e garante parceria para ressocialização

Dep. Estadual Moretto acompanha equipe de monitoramento em presídio e garante parceria para ressocialização
Visualizações: 19 | Online agora: 0

Acompanhado do desembargador Orlando Perri, do juiz da Vara de Execuções Penais de Cuiabá Geraldo Fidelis e do juiz da Comarca de Vila Bela Elmo Moraes, o deputado Valmir Moretto (Republicanos) acompanhou a visita ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontes e Lacerda, na quinta-feira.

Os. Membros da justiça e da política local puderam comprovar que o local faz um trabalho diferenciado para ressocialização dos encarcerados, oferendo ensino escolar em dois períodos e aperfeiçoamento da mão de obra, com oficinas e o hortas que produzem para o município. Atualmente com quase 300 detentos, o CDP de Pontes e Lacerda conta com mais de 120 estudando e 65 trabalhando.

Os reeducandos ainda estão construindo um alojamento que irá abrigar no período noturno aqueles presos que já possuem o benefício do regime semiaberto. “Aqui os presos poderão durmir, enquanto que de dia eles trabalham fora da unidade. Por exemplo, o prefeito irá construir uma praça na cidade. Para economia do município, ele pode utilizar mão de obra de detentos que estão no semiaberto. Pagando salário para a família do preso e economizando. Além de tudo, reincerindo o preso na sociedade. Quebrando o tabu que ex-presidiário não pode trabalhar”, destacou o desembargador Orlando Perri.

Ao ver as diversas oportunidades que o reeducando tem dentro da cadeia, Moretto confirmou que dentro da penitenciária também se combate o crime. “É com trabalho, é com aulas, é com oportunidades que vamos combater a criminalidade dentro do presídio. A profissionalização do reeducando e a oferta de trabalho enquanto está cumprindo pena de restrição de liberdade, são as formas mais inteligentes e eficientes de combater o crime. Precisamos humanizar para educar”, citou o deputado.

O prefeito Alcino Barcelos (Republicanos) agradeceu a visita do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) que visitou Pontes e Lacerda e se colocou a disposição para continuar ajudando na causa da ressocialização. “Aqui nós acreditamos nos agentes do CDP e sabemos que o trabalho oferecido lá dentro ajuda muito a transformar os homens para uma nova vida aqui fora. Obrigado desembargador Perri, juiz Geraldo Fidelis e deputado Valmir Moretto por sempre acreditar em Lacerda e pode ter certeza que a prefeitura será parceira sempre no processo de ressocialização dessas pessoas”, concluiu.

Vale ressaltar que fora do Judiciário, em Pontes e Lacerda quem ajuda a alavancar os trabalhos da unidade é o Conselho de Segurança Pública, que destina verba para a manutenção das oficinas e da horta da unidade. Outro fator importante a ser destacado é que a unidade não está super lotada. O que dá a oportunidade de boa integração entre os detentos e tira a pecha de que a cadeia é universidade para o crime.

“Nós vamos trabalhar na Assembleia, junto com projetos do Tribunal de Justiça para ajudar no processo da reintegração na sociedade. O reeducando precisa de uma segunda chance, desde que ele queira e esteja disposto a mudar. Nosso trabalho na Assembleia também será para essas causas”, finalizou o deputado Moretto.

Fonte Max Aguiar – Assessoria deputado Valmir Moretto

 

Bruno Bairros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *