‘Não precisamos de nenhuma ONG internacional’, diz Mauro Mendes

O governador Mauro Mendes (DEM) aproveitou o evento de lançamento do projeto “Juntos Pelo Araguaia”, na manhã de quarta-feira (05), com a participação do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para rebater as críticas sobre os problemas de preservação ambiental em Mato Grosso. Segundo o governador, “não precisamos que nenhuma ONG internacional” para dizer o que é necessário fazer sobre o meio ambiente.
Problemas com as organizações não-governamentais (ONGs) são assunto antigo no estado. Entre as questões polêmicas estão os índices de desmatamento realizados por algumas ONGs, onde Mato Grosso costuma aparecer entre os primeiros lugares desses rankings.
De acordo com Mendes, projetos como o “Juntos pelo Araguaia”, que irá recuperar mais de 10 mil hectares de áreas degradadas em Mato Grosso e Goiás são prova de que não é necessário interferência externa sobre a questão da preservação ambiental.
“Nós brasileiros, queremos preservar, não precisamos que nenhuma ONG internacional, na maioria das vezes financiada pelos produtores americanos, venha aqui para colocar o dedo na nossa cara, dizer o que nós devemos fazer, quando eles não fazem nos seus países”, enfatizou o governador em seu discurso.
Mendes também afirmou que esse trabalho irá mostrar que “é possível produzir, é possível conservar, desenvolver riquezas e fazer inclusão social”. E que isso será feito por brasileiros e para “nós mesmos brasileiros, pelos nossos filhos”.
Segundo o governador, os resultados poderão ser vistos em pouco tempo, até porque “estamos cansados de ouvir que o Brasil é um país do futuro, O Brasil tem que ser o país do presente, queremos para a nossa geração que os resultados cheguem”.
O projeto em questão tem como objetivos a conservação do solo, a implementação de bacias de contenção de água da chuva, recomposição florestal e plantio de mudas em nascentes e matas ciliares. O acordo de cooperação entre Mato Grosso, Goiás e o governo Federal prevê garantias e multas para que o projeto seja cumprido.
fonte:gazetadigital