Discussão sobre licitação do transporte termina em vias de fato na Câmara – vídeo

Uma discussão na Câmara Municipal em torno dos detalhes do edital de licitação do transporte coletivo de Cuiabá saiu do campo das argumentações e partiu para as vias de fato. Os ânimos se esquentaram na sessão ordinária desta manhã, quando o vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) chegou a bater no vereador Abílio Júnior (PSC). A sessão precisou ser encerrada devido ao clima indecoroso que ficou no parlamento.
A situação começou porque o vereador Diego Guimarães (PP) criticou os vereadores situacionistas, alegando que eles “bajulam” o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O vereador Renivaldo, considerado um situacionista de primeira ordem, sentiu-se indignado e foi tomar satisfação com o vereador Diego.
Quando Renivaldo começou a discutir com Diego, Abílio Júnior, que reiteradamente entra em discussões calorosas com o tucano, aproxima-se da discussão e, conforme mostram as imagens da transmissão pelo Facebook da Câmara, tanto Abílio quanto Renivaldo ficam exaltados, com ambos apontando o dedo em riste um ao outro.
Em dado momento, Renivaldo dá um tapa na mão de Abílio, e o vereador permanece com a mão disponível para que o colega continue a bater. A sessão, que estava sendo presidida pelo vereador Marcos Veloso (PV), foi encerrada imediatamente.
Outro lado
O vereador Renivaldo Nascimento relatou ao que o desentendimento começou quando o vereador Dr. Xavier (PTC) questionou o vereador Diego Guimarães sobre detalhes do edital, e Guimarães revidou afirmando que o secretário Antenor Figueiredo, de Mobilidade Urbana, esteve na Câmara e, ao invés dos vereadores da base fazerem perguntas, ficaram “puxando saco”.
Com a afirmação, Renivaldo pediu um aparte e cobrou de Diego o nome dos “puxadores de saco”. Sem a devida resposta foi até à mesa de Diego, e o vereador teria lhe perguntando se a “carapuça serviu?”
Renivaldo afirma que estava discutindo com o Diego, quando Abílio já chegou colocando o dedo em riste em seu rosto. “Depois do ocorrido, nos reunimos na sala da presidência para pedir providências contra os vereadores que desrespeitam os colegas parlamentares”, relata o tucano.
O vereador Abílio afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que não vai tomar nenhuma medida contra Renivaldo, já que está tudo gravado e ia alertá-lo que a sessão estava sendo transmitida ao vivo, quando foi agredido. Abílio disse ainda que vai “deixar a população avaliar a postura do vereador Renivaldo em 2020”.
Já o vereador Diego não quis se pronunciar.
A Câmara Municipal informou que vai se posicionar ainda nesta terça (28).
Veja vídeo
fonte: rdnews