Setor agropecuário lidera ranking de acidentes de trabalho em MT, diz juíza do TRT

Desde 2012, o setor – onde estão incluídos os frigoríficos –, registrou 10,3 mil acidentes. O cultivo de soja e ocorrências em hospitais aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Em Mato Grosso, o setor agropecuário lidera o ranking de acidentes de trabalho, segundo a juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT), Graziele Braga de Lima. Desde 2012, o setor – onde estão incluídos os frigoríficos –, registrou 10,3 mil acidentes.
“O setor é o campeão mesmo. O problema é que temos um estado de dimensões continentais e a fiscalização acaba sendo deficitária. Temos trabalhado com prevenção. Existe um programa em que os magistrados do trabalho participam de ações de prevenção e conscientização”, afirmou.
As ações, segundo a juíza, visam quebrar a resistência, por exemplo, ao uso de equipamentos que previnam os acidentes de trabalho.
“O trabalhador, às vezes, cresceu em um ambiente em que não há essa conscientização porque o pai não usava, o avô não usava e passa a não usar também”, acrescentou.
Ranking
O cultivo de soja e ocorrências em hospitais aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
No ranking dos estados que mais contabilizam acidentes de trabalho, Mato Grosso ocupa hoje a 11ª posição, com 60.418 casos entre 2012 e 2017 e 626 mortes.
As estimativas apontam que a cada 52 minutos e 11 segundos uma pessoa sofre um acidente de trabalho no estado e que a cada 3 dias e 11 horas uma pessoa morre em decorrência do trabalho.
Os dados são divulgados pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), com base em informações do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.