Ministério Público realiza Audiência Pública e sugere união dos Poderes para resolver situação da Santa Casa.

Ministério Público realiza Audiência Pública e sugere união dos Poderes para resolver situação da Santa Casa.
Visualizações: 16 | Online agora: 0

O Ministério Público do estado de Mato Grosso realizou na tarde dessa quinta-feira (24/01), por meio da Promotoria de Justiça de Pontes e Lacerda, uma importante reunião com Prefeitos, Vereadores e Secretários de Saúde da região para discutir medidas que impeçam a suspensão dos serviços de alta complexidade do Hospital Vale do Guaporé (Santa Casa de Pontes e Lacerda).

Na próxima terça-feira (29/01), Prefeitos, Secretários de Saúde e Vereadores e membros da Diretoria do Hospital devem comparecer na sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES), na capital do estado para uma reunião com o Governo de Mato Grosso. A intenção é cobrar os 7 meses de repasse em atraso .

O deputado estadual eleito – assume no próximo dia 1º – Valmir Luiz Moretto (PRB) tem sido o porta voz da região, em Cuiabá.

Fábio Hebert, um dos diretores da unidade hospitalar, destaca que se nenhum repasse for feito até o fim do mês apenas os serviços de Pronto Atendimento – pagos pela Prefeitura – serão mantidos. “Decidimos em reunião que a partir do 31 de janeiro, nós não teremos mais condições de atender os casos de internação via SUS (Sistema único de Saúde). É lamentável noticiar isso. Os médicos não recebem há quase cinco meses, e isso é muito difícil”, disse ele, ao salientar que o apoio da classe política é essencial neste momento de negociação com o Governo do Estado.

O Promotor de Justiça de Pontes e Lacerda, Dr. Frederico César Batista Ribeiro falou do pacto envolvendo os poderes, Judiciário, Executivo e Legislativo para que a instituição não pare. “Nós realmente não podemos deixar esse Hospital fechar, pois se isso acontecer será um dano enorme para a saúde regional”, pontuou.

A instituição atende diariamente centenas de pessoas, tanto de Pontes e Lacerda, quanto moradores de outros 9 municípios da região.

Entenda como ficar a situação para comodoroe região:

Se Hospital Vale do Guaporé (Santa Casa) fechar as portas os moradores de Comodoro como outros municípios terão que ir para o hospital regional em Cáceres e os  casos mais graves como ficará Lembrando que a maioria desses municípios não tem uma UTI móvel agora quem paga a conta é a População.

De acordo com Fábio Hebert, os médicos da Santa Casa estão sem receber a quase cinco meses. Segundo ele, o pagamento dos demais servidores estão em dia, restando apenas à segunda parcela do décimo terceiro, que “infelizmente não foi possível quitar devido a esta situação”.

Bruno Bairros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *