‘Funai vai para algum lugar’, diz Jair Bolsonaro.


Fundação do Índio é vinculada à pasta da Justiça, mas eleito disse que pode ser transferida para Cidadania. Responsável por transição havia dito que destino poderia ser Agricultura.
O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (4) que a Fundação Nacional do Índio (Funai) “vai para algum lugar” no governo dele.
A fundação é vinculada ao Ministério da Justiça, mas Bolsonaro disse que o órgão pode ser transferido para a pasta da Cidadania.
Nesta segunda (3), o responsável pela transição de governo, Onyx Lorenzoni, havia dito que o governo cogitava deslocar a Funai para o Ministério da Agricultura.
“Funai vai para algum lugar. Agricultura eu acho que não, pode ir lá para Ação Social [Ministério da Cidadania]”, afirmou.
Atualmente não existe o Ministério da Cidadania. A pasta unificará as estruturas dos ministérios do Desenvolvimento Social, do Esporte e da Cultura.
Bolsonaro deu a declaração durante uma entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde funciona o gabinete de transição de governo, após se reunir com parlamentares.
Política indigenista
A Funai é responsável por promover e proteger os direitos de mais de 300 povos indígenas.
Criada em 1967, a Fundação Nacional do Índio promove estudos de identificação, delimitação, demarcação, regularização fundiária e registro das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas, além de monitorar e fiscalizar as terras indígenas.
Conforme a página oficial do órgão, cabe à Funai, ainda, “promover ações de etnodesenvolvimento, conservação e a recuperação do meio ambiente nas terras indígenas, além de atuar no controle e mitigação de possíveis impactos ambientais decorrentes de interferências externas às terras indígenas.”
FONTE: G1